1Dior


Venha ser feliz com 1Dior porque aqui você pode ser chique! Seja fotografado num cenário falso de legítima qualidade!

BAGAGAL + CARDOSO + NEVES

A performance 1Dior foi criada pelos artistas: Diego Bagagal, Fernando Cardoso e Marta Neves.

“1Dior” é a construção de um cenário falso para fotografias – pintado em banners de lona por Fernando Cardoso e contendo a paisagem interna de um shopping center de lojas caras. O cenário foi estreado na “Loja Nada”, pertencente ao Instituto UNDIÓ, durante o evento “Noturno nos Museus” realizado em julho de 2015 na Rua Padre Belchior.

Uma vez instalado o banner, bem como a iluminação adequada, a personagem Popwitch de Diego Bagagal (espécie de bruxa realizadora de desejos de consumo) convidará os passantes a se integrarem ao ambiente fictício em fotos que serão capturadas pelos artistas e público.

O cenário falsamente chique alude à estética “kitsch”, parte do anseio demasiado humano de aparentar ter o que não se tem, e dialoga com o patrimônio “arquitetônico-comercial” dos pequenos comércios das grandes capitais.

Em oposição às grandes franquias glamourosas dos shoppings (Dior, Louis Vuitton, Prada, Channel, Hermès), na Rua Padre Belchior há um pequeno comércio que sobrevive e resiste, adaptado a seu público, numa região frequentemente vista, por tantos moradores da cidade, como feia ou carente de charme.

Mas residirá a “verdadeira beleza” no comércio de griffe? De forma bem humorada e afetiva lidamos com a questão que envolve o amor/desamor pela cidade, a mediocridade das imitações baratas, o desespero consumista e, claro, o constante desejo de sermos amados.

Vídeo 1: