Cleopatra

“I have Immortal longings in me. Now no more”

ESTREIA: Dias 17 a 19 e 24 a 26 de novembro no Sesc Palladium, Teatro de Bolso, em Belo Horizonte.


Credits: Luiza Palhares

 

Co-criação: Diego Bagagal e Susan Worsfold
Direção: Susan Worsfold

Estamos no mausoléu de Cleópatra e Marco Antônio, que já está morto em seus braços. Recusando-se a figurar no desfile triunfal de Roma, a Rainha encena sua própria morte. É uma festa de despedida do Egito (ou da Síria, Brasil ou da Amazônia vendida). É o adeus a qualquer terra corrompida. Nesta versão inspirada no clássico Antônio e Cleópatra, de William Shakespeare, Diego Bagagal (Salomé e BATA-ME!) se une à diretora britânica Susan Worsfold (The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven) para evocar erotismo e política. Começaremos pelo fim de um mundo.

 
SOBRE

CLEOPATRA é fruto do processo de intercâmbio entre a diretora e coach de voz escocesa Susan Worsfold, o ator e diretor artístico brasileiro Diego Bagagal e produtora e relações internacionais Juli Azevedo. Uma parceria para criar uma performance solo contemporânea baseado em ANTÔNIO E CLÉOPATRA de Shakespeare a partir de uma perspectiva contemporânea e engajada. Os artistas vão servir-se da estrutura, narrativa e até da linguagem da obra de Shakespeare para construírem um novo discurso em sintonia com a realidade atual, com base nessa história antiga de amor e enredo político.

Diego Bagagal e Susan Worsfold juntam-se assim, experientes no método de desconstrução e adaptação de textos clássicos para espetáculos contemporâneos sintonizados com o tempo presente, numa colaboração em direção à delicadeza, cumplicidade e contemporaneidade.
A relação entre política, alteridade, liberdade e amor irá prevalecer nesta adaptação contemporânea nesta tragédia de Shakespeare.
Deste moso, este solo surge como uma revitalização do poder do texto teatral focado em dois pares pilares do teatro: palavra e presença + ator e diretor.

 

ESTREIA NO BRASIL

CLEOPATRA, resultado da primeira fase desta co-produção e intercâmbio artístico Escócia-Brasil, estreará no Sesc Palladium, na cidade de Belo Horizonte, em novembro de 2017.
A performance solo será apresentada em seis noites no teatro de bolso do Sesc Palladium nos dias 17 a 19 e 24 a 26 de novembro.
A temporada de CLEOPATRA em Belo Horizonte é resultado da colaboração frutuosa entre MADAME TEATRO e Sesc Palladium, que assume todos os custos com a produção e promoção local.

 

FICHA TÉCNICA
Concepção e dramaturgia: Diego Bagagal e Susan Worsfold
Texto: William Shakespeare
Direção: Susan Worsfold
Interpretação: Diego Bagagal
Produção executiva, tradução e relações internacionais: Juli Azevedo
Fotografia: Luiza Palhares
Registro audiovisual, webdoc e legendagem: Tauma
Figurino: LED
Iluminador/operador de luz: Allan Calisto
Parceria: Creative Scotland e British Council
Agradecimento de apoio ao: National Theatre of Scotland
Realização: Sesc Palladium e MADAME TEATRO
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos
APOIOS

Sesc Palladium apresenta “Cleopatra”,
Uma correalização de MADAME TEATRO e Susan Worsfold.
Esse projeto tem parceria com o British Council e Creative Scotland.
Agradecemos ao National Theatre of Scotland pelo apoio.